Guia para uma noite de sono reparadora

10 de Março de 2022

O sono repara a saúde mental, regula o humor
O sono repara a saúde mental, regula o humor

O sono é um pilar central da boa saúde, junto com a alimentação, o movimento e o gerenciamento do estresse e das emoções. Sua insuficiência ou má qualidade impacta diretamente nas funções exercidas pelo corpo. No cérebro, o sono potencializa diversas funções relativas à capacidade de aprendizado, concentração, rendimento, armazenamento de memórias, tomada de decisão e escolhas racionais. O sono repara a saúde mental, regula o humor e os circuitos cerebrais emocionais auxiliando a enfrentar os diferentes desafios do dia a dia com maior autocontrole. Os sonhos permitem elaborar lembranças penosas que mesclam presente e passado e inspiram a criatividade. 

 

Nas demais partes do corpo o sono atua no sistema imune, ajudando a combater uma série de doenças, tais como: câncer, Alzheimer, derrame cerebral, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e psicológicas  - depressão, ansiedade e risco de suicídio. Assim como, o sono repara o estado metabólico e regula a percepção dos sinais de fome e saciedade, sendo um elemento central no controle do peso corporal. 

 

Talvez você já tenha reparado que sente mais fome e apresenta maior desejo por doces e alimentos pouco saudáveis quando está cansado. Isso tem uma explicação: a insuficiência de sono eleva a concentração de um hormônio que aumenta o apetite, ao mesmo tempo em que reduz o hormônio da saciedade. Apesar de ter feito uma refeição recente, você segue com o desejo de comer mais, o que contribui significativamente para o ganho de peso em crianças e adultos. O sono, portanto, contribui para a seleção natural de alimentos saudáveis e também é fundamental para a “queima de gordura”, recuperação e ganho de massa muscular após atividades físicas intensas.  

 

Dormir é a ação isolada mais eficaz que se pode fazer para restaurar o cérebro e o corpo diariamente. Compreendendo a importância do sono para a sua qualidade de vida e sabendo que o uso recorrente de medicamentos para dormir não é nada saudável, a única alternativa são mudanças no seu estilo de vida! 

Confira a seguir algumas dicas para dormir com mais qualidade e despertar revigorado:

  • Mantenha um horário de sono

    Somos seres de hábitos e não reagimos bem a mudanças constantes no padrão de sono. Portanto, acorde e vá dormir todos os dias no mesmo horário. Se necessário, coloque também um alarme para a hora de ir dormir. Há apps e smartphones em que você pode ativar essa função.

  • Pratique exercícios físicos

    Busque se exercitar por, no mínimo, meia hora por dia, mas não faça isso muito tarde da noite, pois pode deixá-lo agitado e provocar o efeito contrário.

  • Evite a cafeína e a nicotina

    Café, refrigerantes, chocolate e até alguns chás contém o estimulante cafeína em sua composição, e seus efeitos podem levar até oito horas para serem eliminados por completo. A nicotina, para além de outros malefícios, também contribui para um sono superficial e faz a pessoa despertar cedo devido a abstinência da substância

  • Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de deitar

    ocê pode se sentir relaxado após beber uma taça de vinho, mas o consumo intensivo o priva do sono REM - reparador - e o mantém em um sono superficial. A ingestão de altos níveis de álcool também contribui para a deficiência na respiração e o faz acordar durante a noite após os efeitos do álcool cessarem.

  • Evite o consumo de muita comida ou líquidos à noite

    Pense que o seu corpo está se preparando para o repouso e descanso, e que ele não precisa estocar altos níveis de energia nesse momento. Uma refeição pesada pode gerar indigestão, e o excesso de líquidos, fazê-lo despertar para ir ao banheiro. Ambas as situações interferem em um sono profundo e reparador

  • Crie um clima de relaxamento

    Não assuma compromissos de trabalho até tarde da noite. Momentos de pausa e descanso para o corpo e para a mente são fundamentais. Crie um ritual antes de dormir: leitura, música suave, velas aromáticas. Certifique-se de que a temperatura está agradável e a sua cama confortável.

  • Tome um banho relaxante e mindful antes de deitar.

    A temperatura morna a quente auxilia na obtenção de um estado de calma e sonolência.

  • Reduza a exposição a luzes, telas e ruídos

    Mantenha o quarto escuro e longe de aparelhos eletrônicos. A TV, o celular ou o computador são distrações que podem levar à privação de sono.

  • Exponha-se a luz solar

    A luz do dia é essencial para a regulação do sono. Procure tomar luz natural pelo menos meia hora por dia, se possível pela manhã. Desse modo, você informa ao seu cérebro que nesse horário quer ficar ativo, com altos níveis de energia e, à noite, ao reduzir a exposição à luz, deseja reduzir o ritmo

Referências: Walker, Matthew. Por que nós dormimos: a nova ciência do sono e do sonho, 2018.  ,

 

Tips for getting a good night’s sleep. NIH Medicine Plus - Biblioteca Nacional de Saúde, EUA. 

 

Bons sonhos!

 

Com carinho, Fran

 

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.