Guia para mudanças saudáveis e sustentáveis no seu estilo de vida

07 de Março de 2022

A melhor maneira de emagrecer é se concentrar em pequenas mudanças
A melhor maneira de emagrecer é se concentrar em pequenas mudanças

Se você está procurando perder peso, a melhor maneira não é "fazer dieta", mas se concentrar em pequenas mudanças que pode implementar de forma consistente em sua rotina diária. Dentro de uma alimentação saudável podemos comer de tudo, mas com consciência e responsabilidade!

Sabemos que o açúcar faz mal à saúde em grandes quantidades, então tomar refrigerante todos os dias não é uma boa ideia. Mas, também sabemos que o açúcar é gostoso, nos dá prazer e, se consumido com moderação, não é preciso abrir mão da sobremesa na casa da avó ou do chocolate predileto em certas ocasiões. O importante é equilibrar a quantidade e a qualidade de cada alimento, conhecer suas funções, perceber o que nos faz bem e o que nos faz mal. Conseguimos isso através do autoconhecimento, prestando atenção às reações do corpo, ao que comemos e em qual contexto

Aqui estão algumas dicas para mudanças de estilo de vida saudáveis que não pertencem à “cultura da dieta disfarçada” e são ótimas para incluir, independentemente de a perda de peso ser ou não uma meta para você

  • Varie a dieta

    Veja o que você pode adicionar às suas refeições e lanches, em vez de retirar. Por exemplo, uma porção extra de vegetais ou feijão, frutas, nozes ou sementes para adicionar fibras.

  • Experimente

    Escolha alimentos de sua preferência. Experimente sabores e teste receitas com ingredientes mais frescos e saudáveis para tornar suas refeições mais satisfatórias.

  • Aprecie

    Coma de forma lenta, com mais atenção e presença. Essa prática melhora a sua digestão, faz você se sentir satisfeito por mais tempo e ajuda você a controlar o tamanho das porções de forma mais intuitiva (de acordo com a sua fome).

  • Procure algo que goste

    Escolha um exercício físico da sua preferência. Não comece a correr se você odeia! Escolha algo que goste e queira fazer regularmente. Se o orçamento for um problema, há aulas online gratuitas, ou opções ao ar livre, como caminhar ou andar de patins e bicicleta.

  • Varie a rotina

    Movimente-se mais ao longo do dia. Insira mais movimento geral e não-programado, como caminhar para não ficar sentado por longos períodos de tempo. Considere fazer parte do seu trajeto ao trabalho caminhando ou pedalando (faz bem à saúde, ao planeta e ao seu bolso); troque o elevador pela escada; ou encaixe uma caminhada de 10 minutos no seu horário de almoço. Todo movimento é bem-vindo!

  • Durma mais

    Faça sua higiene do sono. Defina uma hora de dormir mais cedo para dormir mais; estabeleça uma rotina noturna que limita a exposição à luz e às telas.

  • Faça uma pausa

    Gerencie o estresse. Considere maneiras de gerenciar o estresse de forma mais eficaz a cada dia. Não espere se sentir à beira do esgotamento. Qualquer coisa que conte como "tempo para mim" pode ajudar, bem como atenção plena focada, meditação, técnicas de respiração e psicoterapia.

  • Metas

    Estabeleça mini-hábitos. Para criar mudanças duradouras, aumente gradativamente a complexidade de seus objetivos - comece pequeno e acompanhe seu progresso. Concentre-se em metas que nada tenham a ver com o número na balança, com a sua progressão com pesos na academia, ou quantas vezes por semana você conseguiu dormir oito horas. Foque nas conquistas, comemore os menores avanços. Você pode usar um modelo de rastreador de hábitos (diário) para se manter responsável perante você mesmo.

Vamos juntos?

 

Com carinho, Fran

 

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.