Estilo de vida saudável não é sinônimo de dietas restritivas. Entenda por quê:

08 de Março de 2022

O que é um estilo de vida saudável?

A partir de uma visão holística, um estilo de vida saudável não envolve apenas alimentação e exercícios, mas também a qualidade do sono, o controle do estresse, a saúde mental e o bem-estar geral. Quando as pessoas falam sobre hábitos de vida pouco saudáveis, tendem a se concentrar na nutrição e nos exercícios. Ambos fazem uma grande diferença na sua vida e devem ser estimulados; no entanto, há uma linha tênue entre mudanças de estilo de vida realmente saudáveis e dietas. O primeiro tem um efeito positivo em sua vida e no bem-estar geral; o segundo, muitas vezes, pode ter um efeito negativo sobre você. Saiba porquê:

Qual é o problema com as dietas?

O foco privativo de algumas dietas pode levar a transtornos alimentares
O foco privativo de algumas dietas pode levar a transtornos alimentares

Tradicionalmente, a dieta é apenas um padrão alimentar. No entanto, nos dias atuais é mais frequentemente associada à uma forma de perder peso rápido, por meio de um plano alimentar restritivo, que exclui certos grupos de alimentos, como os carboidratos; lista uma série de regras sobre alimentos permitidos x proibidos que, se seguidas, “significa que você irá perder x quantidade de peso em x quantidade de tempo”. Essas dietas incluem alta probabilidade de você "falhar" ou "trapacear", devido ao sofrimento associado à privação, o que pode levar a sentimentos de vergonha, culpa e autocrítica.

 

Um dos problemas com a cultura da dieta é que a ênfase em perder peso em um curto espaço de tempo requer grande redução na ingestão de calorias, o que é insustentável em longo prazo, pois o corpo começa a compensar a considerável perda de peso. Isso significa que, em algum momento, você provavelmente se sentirá com muita fome, infeliz e incapaz de continuar com a dieta, e então retornará aos padrões alimentares anteriores. Para a maioria das pessoas, isso leva a recuperar não apenas o peso perdido, mas a ganhar ainda mais, devido ao desejo de comer exageradamente os alimentos antes excluídos da dieta. Do ponto de vista psicológico, as regras e o foco privativo dessas dietas pode levar a padrões alimentares desordenados ou a transtornos alimentares.

O outro problema com as dietas é que, muitas vezes, minimizam ou até contradizem conselhos simples e eficazes para controlar o peso, como:

  • 1

    Priorizar frutas e vegetais em suas refeições, sempre que puder;

  • 2

    Incluir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, feijão e lentilhas;

  • 3

    Manter-se hidratado. Beber bastante água;

  • 4

    Limitar a ingestão de álcool;

  • 5

    Evitar comer muitos alimentos ricos em gorduras saturadas, sal e/ou açúcar (biscoitos, bolos, batatas fritas, etc.);

  • 6

    Dormir mais para ajudar a administrar melhor os sinais de fome e saciedade;

  • 7

    Cuidar da sua saúde mental. Explorar maneiras de gerenciar o estresse de forma eficaz.

Uma vida saudável depende de equílibrio
Uma vida saudável depende de equílibrio

O que quero dizer é que as dietas protocolares (que desconsideram outros aspectos da vida das pessoas), e que rendem muito dinheiro à essa indústria não funcionam em longo prazo, apesar de seu marketing ilusório pregar o contrário. Elas não proporcionam uma mudança de estilo de vida real, que é a única forma de você se manter saudável e no seu peso ideal. Reduzir os carboidratos (a menos que seja recomendado por um médico) pode levar à redução da ingestão de fibras, baixa energia e mau humor, e a outros problemas de saúde relacionados. Então, uma dieta baixa em carboidratos será mesmo uma mudança saudável? Sem contar os impactos no convívio social e os eventos que muitas pessoas deixam de frequentar, por receio de não conseguirem controlar o que vão comer.

 

Para a Psicologia tudo se trata de equilíbrio! Os extremos (restrição total ou permissividade excessiva) levam a cenários problemáticos e de potencial adoecimento. Lembre que o que verdadeiramente conta é o que você faz na maior parte do tempo. Então, se usualmente leva uma alimentação saudável e pratica algumas exceções, você colherá resultados positivos em sua saúde e se motivará a seguir com esse estilo de vida em longo prazo. 

 

Portanto, fique atento: se uma “mudança de estilo de vida saudável” vier com regras sobre o quê, quando ou quanto comer, quantas calorias você precisa ’queimar’ ou uma forma de comer que você não consegue seguir para sempre, provavelmente é uma dieta disfarçada.

 

Com carinho, Fran

 

 

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.