Como a Psicologia pode me auxiliar a ser mais saudável e emagrecer?
10 de Março de 2022

As mudanças de comportamento são um grande desafio à humanidade. Prova disso é o crescente número de pessoas com sobrepeso e obesidade por toda a parte, responsável por efeitos devastadores na saúde pública e, direta ou indiretamente, por mais da metade das mortes no mundo. Comumente se associa à síndrome metabólica que abrange quadros de doenças crônicas, como diabetes melittus tipo 2, hipertensão, cardiopatias, diferentes tipos de câncer, além de apneia obstrutiva do sono, hérnias decorrentes de prejuízos na estrutura corporal, entre outros. A maioria das causas de doenças são explicadas por maus hábitos de estilo de vida. Apesar dos avanços tecnológicos, as pessoas dispõem de menos tempo livre, trabalham mais, estão cada vez mais estressadas, ansiosas e doentes.
Saúde é muito mais que ausência de doenças! É qualidade de vida, bem-estar físico, mental e social. As escolhas que fazemos no dia a dia com relação a alimentação, a prática ou não de atividades físicas, a forma como reagimos às emoções e manejamos o estresse, a qualidade do sono e das relações interpessoais determinam a nossa saúde e qualidade de vida. Hábitos e atitudes aparentemente simples podem gerar poderosos resultados!

Buscam-se atalhos, soluções rápidas e fáceis, dietas milagrosas para controlar o peso e conter as doenças, mas nada disso parece resolver, pelo contrário, tem agravado o problema. A informação, por si só, também tem se mostrado insuficiente para alterar comportamentos. Sabe-se o que deve ser feito, mas não como.
A consciência é o primeiro passo para a cura e para a mudança. Quando nos tornamos mais conscientes de como nossas escolhas e estilo de vida nos afetam - para melhor e para pior -, temos a oportunidade de fazer outras escolhas. É como conectar os pontos entre o que fazemos e como nos sentimos a partir disso.
Toda a mudança que queremos realizar, seja na saúde ou em outra área da vida, antes de tudo, passa pela nossa mente. É ela quem processa, comanda, estabelece objetivos, toma decisões e dita as nossas ações. O que impede você de obter sucesso, provavelmente, são as suas crenças e a sua maneira de lidar com a situação, mais orientada para o problema do que para a solução. É preciso adquirir competências para transformar o modo como você se relaciona com a sua própria saúde e como cuida dela.
No entanto, mudar o estilo de vida é importante mas não suficiente. Corpo e mente são indissociáveis, ou seja, um afeta o outro o tempo todo. O caminho para viver melhor passa também por um nível mais profundo, que inclui atenção especial aos nossos estados emocionais, sentimentos, solidão, falta de interação e apoio social. Prejuízos nessa área estão amplamente associados ao aparecimento de doenças, a comportamentos de risco e, portanto, a mortes prematuras.
A melhor forma de obter novos resultados é desenvolver e fortalecer novos hábitos. E é com esse propósito que os conhecimentos da psicologia podem auxiliar você a organizar, planejar e encontrar as suas motivações para levar a vida com mais leveza, saúde, disposição e felicidade. Eu tenho certeza que você quer e merece viver a sua melhor versão!
Vamos juntos por uma vida mais leve, saudável e feliz?
Com carinho, Fran