Benefícios da atividade física para a saúde mental

08 de Março de 2022

O exercício físico desempenha um papel importante no bem-estar mental e pode, até mesmo, prevenir e/ou aliviar os sintomas de psicopatologias como depressão e ansiedade, melhorar a qualidade do sono, o humor, a disposição e a vitalidade. Por seus benefícios à saúde geral, são também altamente recomendados em tratamentos psicoterapêuticos para diversas doenças.

Alguns dos efeitos potenciais do exercício físico para a saúde mental incluem:

  • Melhora seu humor

    Redução dos hormônios do estresse, como o cortisol. Também aumenta as endorfinas - substâncias químicas que fazem você se sentir bem - dando um impulso natural ao seu humor.

  • Acalma

    Distração de pensamentos e emoções negativas. Retira o foco da sua mente dos problemas e a redireciona para a atividade em questão, ou leva você a um estado zen.

  • Melhora autoestima

    Promove autoconfiança. Os exercícios podem ajudá-lo a se manter em um peso saudável, tonificar o corpo e a estar satisfeito consigo mesmo. Você pode sentir uma melhora sutil, mas significativa, em seu humor, à medida que se sente confortável e mais atraente em suas roupas, projetando uma aura de maior confiança e autoestima.

  • Convívio Social

    O exercício pode ser uma boa fonte de apoio social. Os benefícios do apoio social à saúde e bem-estar estão bem documentados, e muitas atividades físicas podem ser realizadas em grupos ou equipes. Portanto, quer você participe de uma aula de ginástica na academia, ou pratique algum esporte coletivo, praticar exercícios com outras pessoas pode lhe dar uma dose dupla de alívio do estresse.

  • Melhora a saúde física

    Melhor saúde física pode significar melhor saúde mental. Embora o estresse possa causar doenças, as doenças também podem causar estresse. Melhorar a sua saúde geral e longevidade com exercícios pode poupar muito estresse a curto prazo (fortalecendo sua imunidade a resfriados e outras doenças) e a longo prazo (ajudando você a ficar mais saudável por mais tempo e a desfrutar mais a vida por conta disso).

  • Reduz Estresse

    O exercício fornece uma proteção contra o estresse. A atividade física está associada a uma menor reatividade fisiológica ao estresse. Simplificando, aqueles que fazem mais exercícios podem ser menos afetados por ele em seu dia a dia, fornecendo alguma imunidade contra estresses futuros, bem como em seu manejo na atualidade.

Atuação específica na saúde mental

Ansiedade e Estresse

Fazer exercícios ajuda a acalmar o cérebro
Fazer exercícios ajuda a acalmar o cérebro

O exercício diminui a sensibilidade do corpo à reação frente a ansiedade e torna a pessoa mais resiliente. Além disso, um programa regular de exercícios pode ajudar a aliviar os sintomas de outras condições concomitantes, como a síndrome do intestino irritável (SII).

 

Ajuda a promover o crescimento de novos neurônios em áreas-chave do cérebro, incluindo o hipocampo. Algumas pesquisas sugerem que isso desempenha um papel no alívio dos sintomas de certas condições psiquiátricas, incluindo depressão e ansiedade, ao acalmar o cérebro durante períodos de estresse.

 

Depressão

Mesmo exercícios leves lhe ajudam a reduzir a gravidade da depressão
Mesmo exercícios leves lhe ajudam a reduzir a gravidade da depressão

Exercícios leves, moderados e vigorosos reduzem a gravidade da depressão. É um aliado muito importante no tratamento padrão (psicoterapia e psicofármacos, se necessário). Exercícios regulares podem reduzir a inflamação do corpo, o que tem um efeito positivo nas pessoas com essa condição.

 

Não é fácil encontrar entusiasmo para começar a fazer os exercícios quando se está com falta de motivação e energia. No entanto, as evidências de que atividades físicas são benéficas para a melhora do humor, da disposição e bem-estar geral são bastante significativas, pois atuam ativamente nos hormônios que proporcionam essas sensações positivas. Portanto, é necessário haver um maior esforço inicial para inserir a prática regular de exercícios na rotina e, assim, reverter gradativamente esse ciclo e colher os benefícios.

 

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

O exercício pode melhorar as habilidades motoras e funções executivas de crianças com TDAH. Isso parece se aplicar a exercícios moderados e vigorosos que, praticados de forma regular ao longo do tempo, potencializam melhores resultados. Exercícios aeróbicos (correr, nadar, pedalar, dançar), mostram-se particularmente benéficos para crianças e adultos com TDAH.

 

Síndrome do pânico

Para pessoas com transtorno do pânico, os exercícios podem ser uma forma proativa de liberar a tensão reprimida e reduzir os sentimentos de medo e preocupação. Também, podem diminuir a intensidade e a frequência das crises em alguns casos.

Em quanto tempo sinto melhoras?

Você pode sentir uma melhora no humor e uma sensação de bem-estar imediatamente após o exercício, especialmente se estiver praticando atividades moderadas. Também, pode experimentar melhoras nas habilidades cognitivas, como memória, habilidades de resolução de problemas e na capacidade de tomar decisões. Com o tempo e com a prática regular, esses efeitos positivos continuam a crescer.

 

O movimento é essencial para a saúde do ser humano, independente de estar ou não acometido por alguma doença. A atividade física é um “tratamento” preventivo, simples e barato. Se você suspeita que tem uma doença mental ou está sendo tratado por um profissional de saúde mental, pergunte como você pode incorporar a atividade física ao seu tratamento.

Com carinho, Fran

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.